Junte-se a nós
e partilhe-nos
Nova Roda dos Alimentos
A roda dos alimentos é um instrumento de educação alimentar largamente reconhecido pela população portuguesa pela sua utilização desde 1977 na campanha “Saber comer é saber viver”.
Sabia que

As propriedades das ervas, frutas e raízes ditam a hora em que os chás devem ser consumidos


Pequeno-almoço

Para começar um novo dia cheio de energia, invista no consumo dos chás com acção estimulante. Eles aceleram o metabolismo e deixam o organismo mais bem-disposto, afastando longe qualquer vestígio de sono e cansaço da noite anterior.

Na lista de bebidas mais poderosas estão os chás-verde, branco, preto e vermelho. Outra opção são os chás de gengibre e canela que além de deixarem o metabolismo mais rápido são saborosos e caem muito bem como acompanhamento de alimentos leves.

Almoço

Nessa hora do dia as melhores opções são aquelas com propriedades digestivas. Chás como carqueja, boldo e hortelã. Outra opção é o chá-verde que também dá uma mãozinha no processamento dos alimentos consumidos ao almoço. Evite porém exagerar na quantidade limitando-se a 1 chávena logo após a refeição, porque o excesso de líquidos consumido com alimentos sólidos pode provocar a longo prazo dilatações na parede do estômago.

Lanche

A função do lanche é controlar a fome entre as refeições, impedindo que coma além da conta. Sendo assim, invista em chás de frutas, como os de maçã, ou feitos com a casca de ananás ou abacaxi fervidas com hortelã.

Jantar

Assim como ao almoço a palavra de ordem é consumir chás com acção digestiva. A única ressalva, fica por conta do chá-verde, pois por ser rico em cafeína, pode deixá-lo muito agitado.

Ceia

Garanta um sono tranquilo com chás de acção calmante. Camomila, melissa, e flor de laranjeira são os ideais para a noite.



voltar
Subscreva a
newsletter